Durante sessão na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (16), a deputada estadual Janaina Riva (MDB) voltou a denunciar o colapso da saúde pública em Mato Grosso e criticou a falta de prioridade do governo estadual com a vida da população.
Segundo ela, enquanto bilhões são gastos em parques e eventos, pacientes morrem à espera de vagas em UTIs.
A parlamentar destacou a situação crítica da região do Vale do Arinos ,que inclui Juara, Novo Horizonte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã, onde não há regulação própria, forçando os municípios a dependerem do consórcio de Sinop. “É um absurdo. A saúde está caótica e os pedidos de socorro chegam aos gabinetes parlamentares todos os dias”, afirmou.
Janaina relatou que muitos atendimentos só ocorrem via decisões judiciais, que nem sempre são cumpridas. Ela também questionou a falta de transparência no sistema de regulação e cobrou acesso para os deputados. “Temos o dever de fiscalizar e entender o tamanho da fila”, pontuou.
A deputada citou o caso do ex-prefeito de Confresa, Iron Marques, baleado e à espera de vaga em UTI, e criticou o contraste entre o sofrimento da população e os gastos do Executivo. “Enquanto o estado planeja gastar até R$ 3 bilhões em um parque, pessoas seguem morrendo sem atendimento”, protestou.
Janaina defendeu a abertura de uma CPI da Saúde para apurar o uso dos recursos públicos. “Está na hora de cobrar resultados. O governo não tem entregue o que a população precisa”, concluiu.