O Brasil está no grupo G da Copa do Mundo do Catar 2022, ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões. A seleção pentacampeã fará sua estreia no Mundial no dia 24 de novembro, último dia dos primeiros jogos da fase de grupos, contra a seleção sérvia, que estava no mesmo grupo da seleção brasileira no Mundial da Rússia, em 2018.
A segunda partida do Brasil é quatro dias depois, contra outro adversário já conhecido por Tite, a Suíça, que também estava no grupo da seleção na Copa de 2018. Por fim, a seleção brasileira encara Camarões no dia 2 de dezembro, na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. Os locais e horários dos jogos ainda não foram definidos pela Fifa.
Caso avance em primeiro lugar na fase de grupos, o Brasil enfrenta nas oitavas de final o segundo colocado do grupo H, que tem Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul. No sorteio, as seleções foram distribuídas por ordem de classificação do ranking da Fifa, com exceção do Catar, que é o país-sede.
Restam três vagas a serem preenchidas. Uma delas na zona europeia, porque a Ucrânia teve a semifinal de seu playoff contra a Escócia adiada para junho, devido à invasão russa no fim de fevereiro. Quem ganhar enfrenta País de Gales e o vencedor do duelo garante um lugar no grupo B.
As outras duas vagas virão de duas repescagens intercontinentais: Peru, Emirados Árabes Unidos ou Austrália vão para o grupo D, e Nova Zelândia ou Costa Rica garantem uma vaga no grupo E.