O primeiro Simpósio Espinha Bífida e Hidrocefalia será realizado na próxima quinta-feira (10), a partir das 7h, no Auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT). A entrada será a doação de um pacote de fralda descartável infantil ou adulto do P ao XG.
Dentre os palestrantes estão: a doutora Denise Araújo Lapa, a fisioterapeuta pélvica Alessandra Garcia Gripp Parralego, a presidente da Associação Paranaense Superando a Mielomeningocele (APSAM) e da Associação Brasileira Superando a Mielomeningocele (ABSAM), Nadja Kelly Brito Bezerra Cavalcanti, a Youtuber Denise Cardoso do Canal Melando, o promotor de Justiça no Ministério Público (MP-MT), Wagner Cezar Fachone, o presidente da Associação de Espinha Bífida de Mato Grosso Antônio Lemos Corrêa e o diretor do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), Luiz Antônio Ferreira.
De acordo com a presidente do Instituto Rede Fraterna, Núbia Patrícia Oliveira, o evento também é voltado para os profissionais da Saúde e aos familiares dos PcDs e o público de modo geral.
Núbia explicou que a YouTuber Denise Cardoso, do Canal Melando, por exemplo, é uma paciente que nasceu com a espinha bífida. “Ela irá aproveitar a oportunidade para contar um pouco de sua rotina e mostrar que é necessário levar uma vida normal e independente”, disse.
Dr Denise Lapa é médica pioneira e responsável pela primeira cirurgia fetoscópica de mielomeningocele (espinha bífida no Brasil). Ela é fundadora da Rede Fetal Brasileira, que reúne médicos especialistas em Medicina Fetal.
A profissional viaja o mundo para apresentar e ensinar a técnica Safer (procedimento minimamente invasivo para tratamento de mielo desenvolvido por ela).
Outras informações podem ser adquiridas através do telefone 65 9 99959-1562. As inscrições podem ser realizadas através do site https://forms.gle/kYwfsr7kSTtpG3mt7
VENTO
No dia 25 de outubro é celebrado o dia internacional da Espinha Bífida e Hidrocefalia.
O Instituto Rede Fraterna, realizará, em Cuiabá-MT, em 10 de novembro de 2022, o 1º Simpósio de Espinha Bífida e Hidrocefalia.
O Instituto Rede Fraterna será o idealizador desse evento e contará com a parceria da Associação Espinha Bífida – AEB/MT, instituição que abriga os associados/membros com espinha bífida e a presença nesse encontro, de diversos profissionais que atuam na área da Saúde, tanto aqueles que se dedicam ao ensino e à pesquisa nas universidades, como aqueles que desenvolvem atividades profissionais na área, além dos membros e familiares das PcD’s, com Espinha Bífida.
Serão abordados vários temas de interesse dos médicos que atuam na Clínica Médica e na Medicina de Urgência e Emergência em apresentações interativas e diversificadas.
Ao longo da programação do simpósio, serão realizados diversas palestras, atividades teórico-práticas, workshops, e mesas redondas acerca dos mais diversos temas e com profissionais renomados, além da apresentação de trabalhos científicos, proporcionando aos participantes o que há de mais recente em pesquisa e atuação médica.