A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (9), o uso do medicamento Mounjaro (tirzepatida) como tratamento para emagrecimento no Brasil. Até então, o remédio era indicado apenas para o controle da diabetes tipo 2.
Com a nova aprovação, a caneta injetável, que contém o princípio ativo, passa a ser mais uma alternativa médica no combate à obesidade, podendo ser prescrita por profissionais da saúde para auxiliar na perda de peso.
O Mounjaro é considerado uma inovação no tratamento da obesidade e já vinha sendo utilizado em outros países com esse propósito. Com a liberação da Anvisa, o Brasil se junta ao grupo de nações que adotam a medicação como parte das estratégias de enfrentamento à doença crônica.
Especialistas destacam que, embora eficaz, o medicamento deve ser utilizado com acompanhamento médico, aliado a mudanças no estilo de vida, como alimentação equilibrada e prática regular de atividade física.
A decisão da Anvisa amplia o leque de opções terapêuticas disponíveis para pacientes com sobrepeso ou obesidade, uma condição que afeta milhões de brasileiros e está diretamente associada a outras doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares.