Bombeiros de Sinop fazem resgate ‘cinematográfico’ de trabalhador ferido em construção

O Corpo de Bombeiros resgatou um trabalhador, na tarde desta segunda feira (08), em uma construção civil, na avenida Joaquim Socreppa, bairro Jardim Curitiba. Ele foi socorrido após cair cerca de 2,5 metros de altura de um andaime, no pavimento do 8º andar. Conforme o capitão Lucas Brito, dos bombeiros, o homem tinha uma lesão no tórax e reclamava de dores. A equipe de resgate utilizou um guindaste para a retirada da vítima do local do incidente, aproximadamente 21 metros de altura, até o térreo.

“O médico chegando no local já fez a primeira análise, solicitou apoio da guarnição de salvamento para, então, fazer a descida dele utilizando cordas e uma maca que chamamos de ‘maca cesto’. Fizemos todas as amarrações necessárias, ele já estava na prancha, então passamos a prancha para a maca, amarramos ele, fizemos todos os procedimentos de trabalho em altura. Depois de todos os cuidados na maca, o colocamos em uma grua, uma espécie de guindaste e, junto com o bombeiro fizemos a descida até o solo”, explicou.

O capitão também falou sobre o estado de saúde do trabalhador. “A princípio somente uma lesão superficial no tórax, mas como ele sentia muita dor não tinha condição de descer ali na prancha, então optamos pela descida no guindaste”, acrescentou.

Lucas Brito explicou também o uso do guindaste para o resgate da vítima. “Segundo o pessoal no local, ele estava utilizando EPI (equipamento de proteção individual), mas ele rompeu. Quando escolhemos utilizar uma máquina, um equipamento que não é nosso, antes disso fazemos avaliação prévia para verificar se oferece a segurança necessária, foi feito isso. Uma máquina feita para levantar toneladas, então optamos por isso para ser mais prático e sempre mantendo a segurança durante o salvamento”, concluiu.

GALERIA DE FOTOS

Gostou? compartilhe
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
plugins premium WordPress