Guerra da Rússia contra a Ucrânia completa 200 dias em momento favorável aos ucranianos

A invasão russa na Ucrânia completou 200 dias nesta segunda-feira (12/09). A ofensiva militar lançada em 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia, que causou a fuga de quase 13 milhões de pessoas de acordo com os mais recentes dados da ONU, é classificada como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A ONU apresentou como confirmados 5.587 civis mortos e 7.890 feridos, sublinhando que os números reais são muito superiores e só serão conhecidos no final do conflito.

MOMENTO FAVORÁVEL À UCRÂNIA

As forças armadas ucranianas anunciaram esta segunda-feira (12/09) que recuperaram mais de 20 povoações que tinham sido conquistadas pelas forças russas nas últimas 24 horas, através de uma grande contraofensiva.

“Nas últimas 24 horas, as forças armadas ucranianas expulsaram o inimigo de mais de 20 povoações” e estão a recuperar “controlo total sobre elas”, disse o exército ucraniano no seu briefing diário.

O alto representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, destacou este domingo a “bravura” das forças armadas ucranianas pelos seus recentes avanços no nordeste do país, que forçaram a retirada das forças russas.

 

GALERIA DE FOTOS

Gostou? compartilhe
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
plugins premium WordPress