Inflação de Sinop é a maior dos últimos 12 meses

Em março, o custo de vida do Sinopense teve o maior aumento dos últimos 12 meses. É o que aponta o levantamento realizado pelo departamento de Economia da Unemat em parceria com a CDL Sinop. O estudo, que monitora a variação dos preços aos consumidores desde 2013, indicou uma inflação de 1,27% no último mês. Até então, a maior alta nos últimos 12 meses havia sido em dezembro, com 1,24%. Com exceção de janeiro – quando a inflação local foi de 0,74% – nos últimos 6 meses a inflação de Sinop ficou acima do 1%.
Conforme o levantamento, no acumulado dos últimos 12 meses, a inflação de Sinop é de 10,29%. Isso significa que em um ano o salário mínimo perdeu o poder de compra de R$ 124,71. Apesar de ser uma inflação considerada alta, ainda está abaixo da média nacional, cujo aumento é de 11,30% no acumulado dos últimos 12 meses.
Para medir o aumento dos preços, o departamento de Economia avalia a variação média de produtos e serviços em 9 categorias de consumo. Nesse mês de março, dos 9 grupos, 8 tiveram aumento. A exceção foi o grupo Comunicação, com queda de -0,32%.
E o maior impacto no aumento foi justamente no grupo mais importante da cesta de consumo, a Alimentação, que consume quase 25% da renda do sinopense pelas regras da amostragem. O preço dos itens de alimentação registraram uma alta de 2,19% no mês de março. Também tiveram aumentos expressivos o grupo Transporte (+1,67%), Habitação (+1,30%) e Vestuário (+1,23%).

GALERIA DE FOTOS

Gostou? compartilhe
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
plugins premium WordPress