Numa iniciativa que por nossa pesquisa é inédita na região norte do Mato Grosso, o Município de Marcelândia MT licitou e contratou serviços de Castramóvel itinerante para realizar castrações em animais felinos e caninos para tutores animais com perfil Cad único, animais de rua e de ONGs, e de protetores voluntários do Município.
Segundo a Secretária de Saúde, Tatiane Bulgarelli Grelak, a iniciativa contou com total apoio do Prefeito Municipal Celso Luiz Padovani e da Secretaria de Administração e Finanças, que, preocupados com o controle da natalidade dos animais, posto que o quanto antes for possibilitada a castração animal, tanto o cuidado com o meio ambiente, prevenção de zoonoses e melhoria na saúde de pessoas e animais podem ser alcançados através dessa ação.
Nessa primeira edição o Projeto Vet Nômade, sob direção do veterinário Rodrigo Mendes Carvalho Martinez, composto por 9 integrantes em sua equipe, sediado no Estado de GO foi quem realizou a castração animal em Marcelândia.
Dos dias 27 de novembro ao dia 01 de dezembro o Município disponibilizou espaço apropriado (foi cedido o Clube da Melhor Idade), equipe de apoio composta por servidores das secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social e voluntários de Ong local, medicamentos pós cirúrgicos, mais de 650 roupas cirúrgicas confeccionadas por voluntárias do Clube de Mães e caixas de contenção confeccionadas a partir de caixas de madeira para transporte de frutas e verduras que são descartadas nos mercados.
A licitação era para a castração de até 500 animais e o resultado alcançado foi de 169 animais felinos e 306 caninos, totalizando 475 castrações e outros procedimentos realizados conforme se apresentavam a cada animal atendido.
Sob a fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal, Conselho Municipal de Saúde, da Secretária de Saúde, que acompanhou pessoalmente a castração desde o seu início até o fim, e afirma que de início estava temerosa, mas que ao vivenciar a ação viu que é simples e possível desde que aja a boa vontade de todos, o mutirão finalizou com a comemoração de toda a equipe envolvida.
O Mutirão de Castrações teve uma excelente receptividade entre a população que teve a percepção do cuidado da atual gestão com saúde em todos os sentidos, inclusive com a dos animais, e da saúde emocional dos seus tutores que, sem condições financeiras para arcar com os custos de tal procedimento, sofrem os resultados da falta dele em seus próprios lares.
BENEFÍCIOS DA CASTRAÇÃO:
Reduz fugas, reduz a agressividade, reduz o estresse, aumenta a longevidade, diminui o sofrimento no período do cio, reduz o risco de câncer, reduz a demarcação de território, reduz a superpopulação, evita a transmissão de doenças e protege o meio ambiente, já que esses animais quando soltos atacam e consomem animais silvestres, inclusive os que estão em risco de extinção.
Diante do sucesso dessa ação o município de Marcelândia pretende fazer constar no plano anual de saúde e meio ambiente do ano de 2024, uma segunda ação nos mesmos moldes.