Na manhã desta sexta-feira (08/12) os médicos, equipes de enfermagem e odontologia que prestam serviços nas UBS – Unidades Básicas de Saúde de Sinop paralisaram as atividades por tempo indeterminado.
As categorias paralisaram as atividades para reivindicar várias pautas, em especial, atraso de salários e forma de contratação para a prestação dos serviços, pois eles querem os direitos trabalhistas garantidos e que a contratação seja via CLT.
Estão sendo atendidos os casos de emergência e urgência e mantém – se apenas 30% do corpo de profissionais em atividade em respeito à legislação de greve.
Os profissionais de saúde vem alertando a gestão sobre a possibilidade de paralisação das atividades desde a deflagração da operação Cartão-Postal que culminou com o afastamento do IGPP- Instituto de Gestão de Políticas Públicas do gerenciamento das unidades de saúde desde 19/10/2023, de modo que a Prefeitura de Sinop assumiu as atividades, na sequência em 23/11/2023 foi contratado o IDEAS – Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência a Saúde para gerenciamento da UPa e das UBS. Logo os funcionários se encontram num limbo e temem não terem seus direitos preservados e isso porque muitas vezes não sabem a quem respondem : Oss ou Prefeitura ?
Importante lembrar que no último dia 28 na sessão da Câmara de Vereadores as categorias fizeram protesto contra o IDEAS – nova OSS que assumiu a gestão das unidades de saúde e propôs o fim do contrato por CLT para adoção do pagamento por horas trabalhadas. A proposta retira direitos, como férias, décimo terceiro e outros benefícios garantidos aos contratos no modo celetista.