Dos 141 municípios do Estado de Mato Grosso, Sorriso ocupa o 106º lugar no Índice de Desenvolvimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), avaliação que mede a qualidade dos serviços sócio assistenciais.
Com a nota 5,12, índice considerado médio na avalição, Sorriso fica bem abaixo da média do Estado, que é de 6,14 e muito abaixo se comparado com o município vizinho de Lucas do Rio Verde, que está com a maior nota no Índice – 9,19.
Diagnóstico social realizado no ano de 2022 mostrou que Sorriso tinha, na época, cerca de 30% da população recebendo benefícios sociais.
Ao contrário do que se imagina, a Capital Nacional do Agronegócio tem uma parcela expressiva da população que depende dos programas sociais do Governo Federal e dos serviços da Assistência Social.
Esse índice mostra que parte da população que necessita dos serviços assistenciais não está sendo atendida da forma como deveria e que o próximo gestor terá que investir em ações que garantam maior efetividade nesta área, beneficiando a população que mais precisa.