Garantir mais qualidade de vida aos pacientes que, após um acidente vascular cerebral (AVC) ou outra enfermidade, tiveram sequelas como paralisia dos músculos da face, assimetria facial e sincinesia. Com esse objetivo, o vereador Leandro Damiani (PSDB) indicou, ao Executivo, a necessidade de celebrar convênios, junto a iniciativa privada, para aplicação de toxina botulínica no tratamento de pacientes com paralisia facial.
“As sequelas provocadas pela paralisia dos músculos da face interferem diretamente na qualidade de vida do indivíduo e podem causar problemas psicológicos, uma vez que traz tanto prejuízos funcionais como estéticos. Por meio da aplicação de toxina botulínica é possível reduzir a assimetria facial e seu impacto social negativo”, ressaltou o parlamentar.
Em tribuna, Damiani ainda frisou que este é um dos tratamentos mais utilizados nos últimos tempos. “A aplicação de toxina botulínica este sendo indicada pelos melhores especialistas em pessoas que passam por traumas, infecções, processos neoplásicos, por questões congênitas ou neurológicas, que ocasionam a paralisia facial. O objetivo é reduzir ao máximo os efeitos causados pela paralisia, contribuindo no tratamento dos pacientes, obtendo excelentes resultados”.
A Indicação nº 395/23 foi lida durante a 14ª Sessão Ordinária da Câmara de Sorriso e segue para apreciação do Executivo Municipal.