Na última sessão (2), a Câmara de Vereadores de Sorriso aprovou o Projeto de Lei nº 35/22, de autoria do Vereador Iago Mella (PODEMOS), que reconhece a atividade dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CAC) como atividade de risco, dentro do âmbito municipal. Tal projeto visa estimular a prática do tiro esportivo, bem como, garantir a segurança do atirador.
Em resumo, este projeto reconhece que a atividade dos CAC é considerada de risco, de forma que a integridade física destes está, por vezes, ameaçada. Haja vista que o porte de arma é concedido por eficácia territorial, o fato de agora existir uma legislação municipal, que ampare e facilite o direito à autodefesa dos atiradores esportivos, é uma grande conquista para a classe e um passo importante para encurtar o acesso ao porte legal.
Essa aprovação é um reconhecimento à liberdade do cidadão que escolheu ser CAC, visto que todos passam por um rigoroso processo de avaliação e teste. Contudo, os armamentos por eles usados, apesar de devidamente registrados, são de grande interesse dos criminosos, o que aumenta o risco da atividade de atirador desportivo e reforça a necessidade do direito à autodefesa.