O clima político em Sinop (MT) ficou tenso nesta segunda-feira (6), após o vereador Dr. Marcos Vinícius ser covardemente agredido pelas costas logo depois de denunciar um suposto esquema de corrupção envolvendo a Prefeitura Municipal.
DENÚNCIA CHOCANTE NO PLENÁRIO
Durante a sessão da Câmara, o parlamentar apresentou um áudio bombástico no qual o jornalista Daniel Trindade oferece dinheiro e cargos públicos supostamente em nome do prefeito, em troca do voto do vereador.
No áudio, é possível ouvir o jornalista dizendo:
“Vou te falar pra você o que o prefeito mandou te falar, 8 votos tem. Se você votar, tem 40 (40 mil reais) e os 15 cargos. Aqui você vai ter tudo que você precisar, a prefeitura vai te atender, toda sua demanda, você vai ter cargo, você vai ter ainda em cashback.”
Dr. Marcos Vinícius recusou a proposta e tornou o material público, pedindo providências da Câmara Municipal e da Polícia Civil. Ele alertou sobre a gravidade do caso e ressaltou a coincidência de o episódio ocorrer às vésperas da votação de um projeto que cria novos cargos comissionados.
AGRESSÃO COVARDE APÓS A DENÚNCIA
Minutos após a sessão, quando se preparava para conceder entrevista a uma emissora de TV, o vereador foi atacado pelas costas por um homem armado com um objeto metálico, que desferiu vários golpes na região da cabeça.
O agressor fugiu do local e, até o momento, segue foragido.
Por ter ocorrido dentro da Câmara Municipal e contra um vereador no exercício de seu mandato, o crime tem características agravantes, podendo ser enquadrado como tentativa de homicídio qualificado.
INVESTIGAÇÃO E REPERCUSSÃO POLÍTICA
O suspeito foi identificado como Daniel Trindade, jornalista já conhecido na cidade por ataques constantes a figuras políticas de quem discorda.
A Polícia Civil de Sinop informou que vai instaurar inquérito policial para apurar os crimes de tentativa de homicídio e corrupção ativa, além de investigar se houve envolvimento de agentes públicos.
O caso deve ser acompanhado também pelo Ministério Público, que poderá reclassificar o ataque como tentativa de homicídio qualificado, devido à forma traiçoeira e ao uso de objeto perfurocortante.