O ator Wagner Moura conquistou, neste domingo (11), o Globo de Ouro 2026 na categoria Melhor Ator em Filme de Drama por sua atuação em “O Agente Secreto”. A vitória marca um momento histórico, já que é a primeira vez que um brasileiro vence a premiação nessa categoria.
Moura também entrou para a história ao ser o primeiro ator brasileiro indicado ao prêmio de Melhor Ator de Drama em filme e, logo na estreia, saiu consagrado.
Durante seu discurso de agradecimento, o ator destacou o significado da obra. “É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que, se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, afirmou.
Em seguida, Wagner Moura fez questão de se dirigir ao público brasileiro, encerrando parte do discurso em português: “E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira”.
Esta não foi a primeira vez que o ator esteve entre os indicados ao Globo de Ouro. Em 2016, Moura concorreu ao prêmio de Melhor Ator em Série de Drama por sua atuação em “Narcos”, mas acabou sendo derrotado por Jon Hamm, de Mad Men.
A conquista reforça o reconhecimento internacional da carreira de Wagner Moura e da produção audiovisual brasileira.