Na última quarta-feira (08), o deputado federal Juarez Costa e o Ministro dos Transportes Renan Filho se reuniram no Ministério dos Transportes para discutir soluções para melhorar infraestrutura rodoviária de Mato Grosso.
Os projetos em destaque incluem a Ferrogrão, o asfaltamento das BR-158 e BR-242, a duplicação da BR-163 de Sinop até a divisa com o Pará e a duplicação da BR-364 de Jataí até Rondonópolis.
O deputado, que na última visitou 9 municípios na região do Araguaia, ouviu com atenção as preocupações dos prefeitos e moradores dessa região sobre a necessidade de melhorias nessas estradas. A falta de asfalto tem prejudicado o desenvolvimento dos municípios interligados por essas vias. E nesta semana, se reuniu com o Ministro em Brasília para levar essas reivindicações adiante.
“Acabei de sair da audiência com o Ministro dos Transportes Renan Filho e recebemos notícias importantes. Ainda no mês de maio, as obras na BR-158 terão início, e a BR-242 passará por um processo de licitação até o próximo ano”, declarou o deputado.
A importância da duplicação da BR-163 de Sinop até a divisa com o Pará para o escoamento de grãos, também foi discutida. Juarez ressaltou: “Explicamos ao Ministro sobre a duplicação de Sinop até a divisa com o Pará, uma obra essencial devido ao intenso tráfego na BR-163 que precisa ser realizada.”
Sobre a Ferrogrão, o deputado informou que o grupo de trabalho, que será apresentado ao Supremo Tribunal Federal, está em fase final “é um problema que será resolvido, e teremos, com certeza, a construção da ferrovia que ligará Sinop a Miritituba”.
O Ministro reforçou o compromisso em colaborar com o Tribunal de Contas da União (TCU) para garantir a duplicação da BR-163 até o Pará. “Estamos trabalhando para prorrogar o contrato de concessão de 10 para 30 anos, visando a duplicação do trecho de Sinop até a divisa com o Pará, chegando o mais próximo possível de Miritituba.”
Renan também mencionou que o Governo Federal planeja melhorias na BR-242 e BR-158, buscando a interligação da BR-163 com a BR-158 para fortalecer a infraestrutura de Mato Grosso e impulsionar o crescimento do Brasil.