A partir desta segunda-feira (3), os boletos bancários poderão ser pagos não apenas pelo tradicional código de barras, mas também via Pix, conforme resolução do Banco Central (BC).
Pagamento instantâneo
Agora, os boletos podem conter um código QR, permitindo o pagamento direto pelo Pix. Basta apontar a câmera do celular e concluir a transação. A principal vantagem é que o pagamento via Pix é compensado instantaneamente, sem necessidade de aguardar dias úteis, como ocorre com alguns boletos.
Boleto dinâmico
Outra novidade é o boleto dinâmico, que possibilita a transferência de titularidade da cobrança, quando a dívida for negociada. No entanto, essa funcionalidade ainda depende de regulamentação específica do BC.
Segundo o BC, essa medida trará mais segurança nos pagamentos de dívidas vinculadas a títulos financeiros, como as duplicatas escriturais. O objetivo é garantir que os valores pagos sejam destinados ao verdadeiro credor.
A adoção do boleto dinâmico deverá ocorrer até seis meses após a implementação dos sistemas que darão suporte a essa tecnologia.