Preço do milho em Mato Grosso cai 41% em três meses, aponta Imea

O preço do milho em Mato Grosso registrou queda de 41% nos últimos três meses, conforme levantamento divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A desvalorização do cereal é atribuída principalmente à expectativa de aumento na produção da safra 2024/25.
De acordo com o boletim do instituto, a estimativa é que o Estado colha cerca de 54 milhões de toneladas nesta temporada, o que representa um crescimento de 14% em relação ao ciclo anterior.
Apesar da queda expressiva nos preços, o Imea destaca que a demanda interna ajudou a conter uma desvalorização ainda maior, mantendo as cotações acima dos R$ 40 por saca no período analisado.
Na comparação entre a semana de 21 a 25 de julho deste ano e o mesmo intervalo em 2023, os preços apresentaram leve alta de 3,43%. Esse aumento, segundo o instituto, está relacionado ao ritmo mais acelerado da comercialização da atual safra, se comparado ao ano anterior.
Outro fator que contribuiu para a sustentação dos preços foi o atraso na colheita deste ciclo, que tem escalonado a entrada do grão nos armazéns. Até a última sexta-feira (25), a colheita havia alcançado 90,37% da área plantada no Estado, percentual inferior aos 99,28% registrados na mesma época de 2023.

GALERIA DE FOTOS

Gostou? compartilhe
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
plugins premium WordPress