Professora da UFMT abandona conferência do SUS em Cuiabá após veto ao uso de pronome neutro

A professora Maria Inês da Silva Barbosa, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), deixou a Conferência Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) nesta quarta-feira (30), em Cuiabá, após ser repreendida pelo prefeito Abilio Brunini (PL) por utilizar pronome neutro.
O episódio ocorreu antes da palestra da professora, quando ela afirmou: “A saúde é para todos, todas e todes”. Em resposta, Abilio interveio dizendo que, sob sua gestão, não seria permitido o uso de pronomes neutros nem manifestações que considerasse ideológicas.
“Aqui no nosso município, na nossa gestão, a gente não trabalha com pronome neutro, nem com doutrinação ideológica. Se a senhora não se sentir à vontade em fazer uma apresentação sem isso, eu vou suspender a apresentação”, declarou o prefeito.
Maria Inês, então, reafirmou seu posicionamento: “Quando eu falo de equidade, eu tenho que falar de todos, todas e todes porque essas pessoas querem ser ouvidas. O senhor não vai precisar me retirar da sala, porque eu me retiro”.
Após o episódio, a Prefeitura de Cuiabá divulgou nota informando que o uso de linguagem neutra está proibido em eventos e espaços institucionais promovidos pelo Executivo municipal. Segundo a gestão, a medida visa preservar a norma culta da língua portuguesa e garantir neutralidade ideológica nas ações públicas.
O texto destaca ainda que a administração assegura espaço a todas as pessoas, independentemente de raça, orientação sexual, religião ou posição política, mas reforça que “manifestações ideológicas, de qualquer vertente, não devem interferir na condução técnica das políticas públicas nem na linguagem adotada pelo Executivo”.

GALERIA DE FOTOS

Gostou? compartilhe
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
plugins premium WordPress