Governo lança operação para fiscalização no período de defeso da piracema em Mato Grosso

As secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de Segurança Pública (Sesp) deram início, nesta quarta-feira (30), à operação de fiscalização durante o período de defeso da piracema em Mato Grosso. O lançamento ocorreu às 9h, na Alameda Júlio Muller, próximo à ponte, em Várzea Grande.
A ação tem como objetivo intensificar o monitoramento da atividade pesqueira até 31 de janeiro de 2026, quando se encerra o período da piracema, fase reprodutiva dos peixes. Para garantir o cumprimento da legislação ambiental, serão empregadas barreiras móveis e fixas, além de patrulhamentos terrestres e fluviais.
A operação contará com o apoio do Batalhão de Proteção Ambiental da Polícia Militar, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Delegacia Especializada do Meio Ambiente e do Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam).
Durante o defeso, a pesca não é totalmente proibida. Está liberada a prática de subsistência e a pesca desembarcada nos rios das bacias hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins. O regulamento estabelece que a pesca de subsistência é aquela realizada de forma artesanal por comunidades ribeirinhas e tradicionais, exclusivamente para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.

GALERIA DE FOTOS

Gostou? compartilhe
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
plugins premium WordPress