Uma criança de nove anos morreu por dengue hemorrágica, nesse domingo (26), após ter dado entrada em uma unidade de pronto atendimento infantil de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Ela estava internada desde a última quarta-feira (23) e precisou ser transferida para uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da rede municipal da cidade um dia antes de falecer.
A Secretaria de Saúde de Rondonópolis informou, por meio de nota, que a criança deu entrada no PA Infantil na tarde do dia 23 de março, com queixa de febre, dor no corpo e vômito. Pouco tempo depois, apresentou grande piora e os exames apontaram um quadro de dengue hemorrágica. Com isso, a criança foi encaminhada ao box da unidade para cuidados intensivos. No dia seguinte, 24 de março, ela foi avaliada novamente pelos médicos, que pediram a transferência dela para uma UTI, devido à gravidade do estado de saúde.
Porém, a criança teve que ser transferida para uma UTI Municipal adulta, no último sábado (25), por falta de vagas no Estado e na Santa Casa da cidade.
Ainda de acordo com a Secretaria, a criança recebeu todos os cuidados necessários na UTI mas acabou não resistindo e morrendo um dia depois.
Segundo a Central de Regulação, outras três crianças em estado grave aguardam vagas de UTI pediátrica na cidade, sendo uma de Poxoréu, uma de Jaciara, e outra de Rondonópolis.
Além disso, os casos de dengue estão aumentando no município por causa das constantes chuvas. A Secretaria reforçou também que mutirões de limpeza estão sendo feitos em vários bairros e que proprietários de terrenos sujos estão recebendo multas, como forma de prevenção dos casos de dengue e leishmaniose.