Candidato de direita à Presidência da Argentina, Javier Milei (“La Liberdad Avanza”) voltou a dizer na 2ª feira (6.nov.2023) que a campanha de seu adversário no pleito, o ministro da Economia, Sergio Massa (“Unión por la Patria”), foi financiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Milei fez a acusação quando respondia a uma pergunta sobre subsídios do Estado na tarifa dos transportes públicos.
Peças exibidas em aparelhos de televisão presentes em trens de Buenos Aires mostram um comparativo do que seria o valor dos transportes em um possível governo do peronista Massa –56 pesos (R$ 0,30, na cotação paralela)– com o valor sobre Milei e Patricia Bullrich –1.100 pesos (R$ 6,10). Bullrich foi a 3ª colocada no 1º turno realizado em 22 de outubro e declarou apoio ao candidato do “La Libertad Avanza” no 2º turno, em 19 de novembro.
“Quando falam de subsídio, essa é a diferença no seu preço”, diz o anúncio. Segundo o Ministério de Transportes, a peça é parte de uma ação publicitária de sindicatos do setor ferroviário.
Em entrevista à emissora La Nación+, Milei disse que o anúncio “é absolutamente falso”. Ele afirmou que “apoiadores do [ex-presidente Jair] Bolsonaro [PL] e alguns jornalistas do Brasil denunciaram que Lula está interferindo na campanha, financiando parte dela, e dentro desse pacote há um conjunto de consultores brasileiros que são os melhores especialistas em campanha negativa”.
Não há, porém, provas de que Lula tenha colaborado com a campanha do candidato peronista. A princípio, um empréstimo de US$ 1 bilhão (R$ 4,9 bilhões) feito em julho pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina à Argentina foi alvo de especulações. Depois, ficou comprovado que a iniciativa não foi apenas do Brasil, mas do conjunto de países que compõem a organização.
Sobre os consultores, marqueteiros brasileiros estão atuando na campanha presidencial do país vizinho. Chico Kertész, que trabalhou com Lula em 2022; Otávio Antunes e Raul Rabelo, que fizeram parte de campanhas do ministro Fernando Haddad (PT); e Halley Arrais, que atendeu o ex-deputado Edegar Pretto (PT-RS), integram o marketing da equipe de Massa.