2024 pode ser ano mais quente da história; Mato Grosso terá temperaturas recordes a partir de setembro

O ano mal começou e as previsões térmicas já assustam. Após 2023 ter sido o ano mais quente da história, análises da Organização Meteorológica Mundial (OMM) indicam que as temperaturas recordes não param por aí. 2024 poderá ser o mais quente da história.

Levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) evidenciou que, no ano passado, de 12 meses, 9 tiveram temperaturas acima da média histórica. O mesmo deverá ser registrado em 2024.

Em conversa com o RepórterMT, o físico ambientalista Sérgio de Paulo, cientista da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), as projeções ainda estão sendo estabelecidas, pois de um ano para outro há variações, mas é preciso “se preparar” para 2024.

“É muito difícil você prever, assim, com intervalo de um ano, como que vai se comportar. Mas, eu diria que é possível, e que nós devemos nos preparar para o ano de 2024 a enfrentar, vamos dizer assim, ondas de calor bastante consideráveis, bastante fortes, nesse período de agosto, setembro, outubro”, disse.

Sérgio destaca que Mato Grosso e até Cuiabá, deve ser afetado, principalmente nos meses de seca, que têm uma tendência a ficar cada vez mais quentes. Esse aumento contínuo de temperaturas que já vem sendo registrado há 20 anos e a tendência é que em mais 20 anos, as temperaturas cheguem a 48 graus, quatro graus a mais que o recorde histórico de 44,2 graus registrado outubro de 2023.

 

GALERIA DE FOTOS

Gostou? compartilhe
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
plugins premium WordPress