Brasil perde relevância entre investidores; Ásia ganha espaço

Entre os países emergentes, o Brasil tem visto sua relevância encolher como destino de investimentos internacionais. Gestores passaram a focar em países asiáticos, principalmente, na Índia e no Taiwan.

O índice Morgan Stanley Capital International (MSCI) Emerging Markets (mercados emergentes) tem caído no que diz respeito ao Brasil.

O MSCI serve de referência na estratégia de alocação de recursos para investidores, gestores de ativos e tomadores de decisão financeira em todo o mundo.

Em novembro, o índice apontou que a participação do Brasil foi de 4,5%. No fim de 2009, quando estava no auge, o Brasil chegou a responder por 16,3%.

O Brasil ainda é a quinta economia com mais relevância no índice de nações emergentes. Em novembro, a China seguia na liderança (26,99%), seguida por Índia (19,93%), Taiwan (18,88%) e Coreia do Sul (9,73%).

A perda de participação brasileira foi influenciada tanto por fatores externos quanto internos, conforme apontou As informações são de Luiz Guilherme Gerbelli, do Estadão, de onde são as informações.

No lado externo, o menor crescimento da China contribuiu para uma queda do patamar dos preços das commodities em relação ao pico registrado na virada da década passada. O Brasil é um grande exportador de produtos básicos, como soja, petróleo e minério de ferro. Portanto, o comportamento do valor das commodities sempre tem um impacto na Bolsa de valores brasileira e no câmbio – reportou o jornal.

 

GALERIA DE FOTOS

Gostou? compartilhe
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
plugins premium WordPress