O consórcio formado pela Religare Gestão Cemiterial e o Grupo Sinop venceu a concessão 004/2025, lançada pela prefeitura de Sinop, para construção e administração do novo cemitério municipal.
A sessão de abertura das propostas ocorreu na manhã de ontem (25), e apenas uma proposta foi apresentada.
Mesmo que houvesse outros concorrentes, a proposta do consórcio possivelmente seria a vencedora, devido à sua escala. O edital previa a construção de um cemitério em uma área mínima de 30 mil metros quadrados, com pelo menos 17 mil sepulturas e diversas estruturas complementares.
A proposta do consórcio, no entanto, superou amplamente esses requisitos: prevê uma área de 253 mil metros quadrados e a implantação de 104.904 sepulturas.
O projeto já vinha sendo elaborado há mais de um ano. Em fevereiro de 2024, foi aberta a empresa Parque Memorial Sinop Ltda., responsável por protocolar em maio um pedido de licenciamento ambiental junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA). Em agosto, a empresa já contava com Licença Prévia para o empreendimento.
“Durante esse tempo fomos realizando o projeto, mas como se trata de uma atividade regulamentada pela prefeitura de Sinop, era preciso aguardar uma concessão pública”, afirmou Thiago Ferreira, sócio-administrador da Religare.
Empresários do setor, consultados desde o lançamento da concessão em junho deste ano, consideraram os parâmetros do edital superdimensionados e economicamente desafiadores, estimando mais de uma década para retorno do investimento. Ainda assim, o consórcio decidiu ampliar o escopo do projeto, o que demonstra uma visão de longo prazo e expectativa de crescimento para o município.