Mato Grosso registra recorde na produção de etanol e assume 2º lugar no país

Mato Grosso alcançou um marco histórico na safra 2024/25, com a produção de 6,7 bilhões de litros de etanol,crescimento de 17,09% em relação ao ciclo anterior. Com esse resultado, o Estado se tornou o segundo maior produtor do país, atrás apenas de São Paulo.
Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em relatório solicitado pela Bioind-MT.
O crescimento mato-grossense superou a média nacional, que foi de 3,65%, e se destacou entre os cinco principais produtores, à frente de Mato Grosso do Sul (+8,67%) e Goiás (+2,63%). São Paulo, mesmo na liderança, teve queda de 1,79% na produção.
O principal motor desse avanço foi o etanol de milho, cuja moagem subiu 23,65%, totalizando 12,5 milhões de toneladas. Isso elevou a produção para 5,62 milhões de metros cúbicos, alta de 23,77%. Em contraste, a produção a partir da cana-de-açúcar caiu 8,63%, mesmo com aumento de 6,21% na produção de açúcar.
Para a próxima safra, a expectativa é de nova alta no etanol de milho, com produção prevista de 5,98 milhões de m³. A Bioind-MT projeta, ainda, que em dez anos a moagem de milho poderá ultrapassar 80 milhões de toneladas, com produção superior a 14 milhões de m³ de etanol.

GALERIA DE FOTOS

Gostou? compartilhe
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
plugins premium WordPress