Investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Sinop, cumpriram, esta manhã, dois mandados de buscas e apreensões e apreenderam o adolescente de 17 anos, suspeito de envolvimento no assassinato de Maira Cristina Vergutz, de 37 anos, no último dia 9 em um bar localizado no setor Industrial Sul.
O delegado Bráulio Junqueira, informou que a equipe de investigação analisou as imagens que mostram o momento em que dois homens invadem o local e, posteriormente, um deles efetuam um tiro em Maira. Segundo ele, a polícia abriu a hipótese de um possível crime de latrocínio. “Foi iniciada a investigação como homicídio, porém aqui na delegacia depois de ver bastante as imagens, nós começamos a desconfiar que poderia não ser um homicídio. Nós precisamos trabalhar com a possibilidade de um assalto, uma tentativa de assalto que acabou resultando em latrocínio. Diante disso, nós obtivemos algumas informações, conseguimos pegar um dos suspeitos, conversamos com ele e acabou confirmando sua participação no crime e detalhando o que aconteceu, reforçou a nossa tese de latrocínio”, detalhou.
A investigação apontou a participação de três homens, sendo o adolescente detido e dois maiores que estão foragidos. “Um dos suspeitos acabou confirmando que a intenção era roubar um veículo, ou Ônix, ou HB20 branco, que foram levantados no local. Nós confirmamos que realmente a HB20 existia no local. Diante disso, ele relatou as circunstâncias em que ocorreu o crime e, diante disso, nós resolvemos pedir mandado de busca e apreensão em dois imóveis, além disso, pedimos duas prisões temporárias de 30 dias e uma internação”, acrescentou o delegado.
Segundo o delegado, o menor apreendido confessou a sua participação e detalhou sobre as circunstâncias do crime. “Ele identificou as pessoas que estavam envolvidas nesse crime. Aqui na delegacia, ele de livre e espontânea vontade acabou confessando a participação no crime e confirmando que a intenção não era executar a menina, e sim furtar, ou roubar um veículo. Detalhou todas as circunstâncias em que ocorreu o crime, as informações do menor nos confirma que foram quatro pessoas ao local, em duas motos. Um dos envolvidos ficou lá fora, não participou do latrocínio, mas tinha envolvimento no roubo, a intenção era roubar”.
“O que aconteceu no momento do crime, um deles entra com a arma em mãos e manda todo mundo para o fundo do bar, nisso a vítima vê o filho dela refém de um dos marginais e vem em direção e não acata a ordem do executor” “então (suspeito) nervoso, com dedo em gatilho acabou efetuando disparo que atingiu a cabeça da vítima, logo depois eles já empreendem fuga, você pode perceber até nas filmagens que ele vai em direção à vítima, ela em direção a ele, que tem que recuar e efetua disparo. A intenção não era matar como todos pensavam no início, eles foram para roubar e desse roubo aconteceu esse latrocínio”, concluiu.
A polícia trabalha para localizar e prender os outros dois envolvidos na ação criminosa. Nas buscas realizadas hoje, foram coletados materiais que irão auxiliar na continuação das investigações. O crime foi registrado através de câmeras de segurança e mostram o momento em que a mulher é assassinada na frente do filho.