Mensagens divulgadas neste sábado (14), a secretária municipal de Saúde, Daniela Galhardo, articula com uma interlocutora para a saída do ex-secretário de Saúde, Valério Gobatto, em julho de 2021. O servidor de carreira da prefeitura era um dos indicados do vice-prefeito Dalton Martini (PL) que foi exonerado do cargo.
A reportagem tentou entrar em contato com Galhardo, mas até o fechamento não houve retorno.
No dia 14 de julho, Daniela pede para publicar nas redes sociais uma foto do então secretário de Saúde e escrever “Fora abobado da Saúde”. Em seguida, a interlocutora pergunta: “Não dá rolo para mim isso?” e Galhardo responde: “Não, ninguém sabe”.
A interlocutora ainda diz que: [Sic] “Só faço isso porque é pra vcs, senão não faria. Tenho medo”. “Mas tenho tudo bloqueado para ninguém ver minhas informações”.
Após a exoneração de Gobatto, a enfermeira foi indicada pelo prefeito Roberto Dorner para assumir a pasta. O gestor disse, em entrevista, que a decisão partiu para uma reforma administrativa.
A saída de Valério ocorreu junto com a demissão dos secretários adjuntos de Finanças, Astério Gomes, e de Obras, Valdir Favareto, que foram indicados por Dalton Martini. O vice-prefeito, em entrevista concedida a rádio Jovem Pan, em setembro, disse que as exonerações aconteceram após o rompimento com Dorner.
“Quando eu fui sair da prefeitura, vocês não sabem, o Gomes, o seu prefeito chamou lá e falou: vou mandar você embora, o secretário de Saúde foi a mesma coisa, aconteceu a mesma coisa com o Joselito, o secretário de Administração, as pessoas que eram amigas do Dalton foram mandadas embora”, disse.
Ainda nas mensagens divulgadas, Daniela compartilhou entrevistas concedidas na época por Dalton Martini e vídeos criticando a distribuição de vacinas da Covid-19.