A cantora, empresária e apresentadora Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, em decorrência de complicações causadas por um câncer colorretal. Ela estava em tratamento nos Estados Unidos desde a recidiva da doença, em agosto de 2024.
Preta foi diagnosticada com câncer no intestino em janeiro de 2023 e passou por sessões de quimioterapia, radioterapia e cirurgias. Em dezembro daquele ano, havia anunciado a remissão da doença, mas em meados de 2024 voltou a enfrentar a enfermidade, que já havia se espalhado para outras regiões do corpo.
Filha do cantor Gilberto Gil e da empresária Sandra Gadelha, Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu no Rio de Janeiro em 1974. Além da carreira musical iniciada nos anos 2000, atuou como apresentadora, atriz e empresária. Também era conhecida pelo ativismo nas causas sociais, incluindo os direitos das mulheres, da população LGBTQIA+ e o combate ao racismo e à gordofobia.
Deixa o filho Francisco Gil, de 30 anos, e a neta Sol de Maria. O velório deve acontecer no Rio de Janeiro, mas ainda não foram divulgadas informações oficiais sobre local e horário.