Prefeito Abilio confirma fim da taxa de lixo em Cuiabá a partir de quinta-feira (3)

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou nesta terça-feira (1º) que a taxa de lixo será extinta a partir desta quinta-feira (3), com o encerramento do decreto de calamidade financeira vigente no município.
A medida já havia sido aprovada pela Câmara Municipal e cumpre uma promessa de campanha do atual gestor.
A cobrança da taxa havia sido implantada durante a administração do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), gerando críticas da população e se tornando tema central no último pleito eleitoral.
Para viabilizar o fim da taxa, Abilio explicou que a Prefeitura deixará de oferecer benefícios a contribuintes inadimplentes que buscavam renegociação de dívidas com o município.
A ideia, segundo ele, é manter o equilíbrio nas finanças públicas por meio da compensação em outras formas de arrecadação.
“Tem muita gente que deve ao município e que buscava algum tipo de negociação. Então, ao invés de a gente dar prioridade àquela pessoa que estava fazendo negociação com o município de algumas dessas dívidas, pelo menos no ano de 2025, a gente passou para elas a compensação da taxa do lixo, enquanto o município de Cuiabá vai conseguir fazer a arrecadação no ano que vem direto das outras tributações”, afirmou o prefeito.
O fim da taxa de lixo é uma das principais ações anunciadas por Abilio desde o início de sua gestão, e reforça o posicionamento de sua administração contra o aumento de tributos municipais.

GALERIA DE FOTOS

Gostou? compartilhe
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
plugins premium WordPress