O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou neste domingo (08) o primeiro caso de gripe aviária em Mato Grosso. A infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) foi detectada em uma criação de aves domésticas de subsistência no município de Campinápolis, na região Leste do Estado.
Segundo o Mapa, o Serviço Veterinário Oficial interditou imediatamente a propriedade após suspeita da doença e coletou amostras para exames laboratoriais. Os testes confirmaram o resultado positivo para a IAAP neste sábado (7). Este é o quarto foco da doença registrado no Brasil em aves de subsistência.
Como medida preventiva, ações de erradicação e vigilância sanitária foram iniciadas em um raio de 10 quilômetros ao redor da propriedade afetada. De acordo com nota oficial do Ministério, não há estabelecimentos avícolas comerciais dentro desse perímetro, o que reduz o risco de disseminação em larga escala.
O Mapa reforçou que o consumo de carne de frango e ovos permanece seguro, já que a doença não é transmitida por meio da ingestão desses produtos, quando devidamente processados.
As autoridades seguem monitorando a situação e adotando protocolos internacionais para contenção do vírus.