O preço da soja registrou alta nesta segunda-feira (7), de acordo com levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). No Porto de Paranaguá (PR), a saca de 60 quilos foi cotada a R$ 134,85, com valorização de 1,64% no dia.
Apesar do avanço, pesquisadores do Cepea alertam que o cenário global pode pressionar os preços para baixo nos próximos dias.
Entre os fatores citados estão o ritmo acelerado da colheita no Brasil, os estoques elevados nos Estados Unidos e as recentes tarifas de importação impostas pelo governo norte-americano, que já provocaram retaliações de grandes compradores, como a China.
Nesse contexto, os importadores de produtos agrícolas norte-americanos podem voltar seus olhos para novos fornecedores, aumentando a procura por grãos de outros países.
No mercado brasileiro, esse movimento já resultou em queda nos preços da soja no mercado spot. No entanto, segundo o Cepea, as perdas foram limitadas pela elevação dos prêmios de exportação no Brasil, impulsionados pela crescente demanda internacional pela soja brasileira.