Um túnel construído por detentos foi descoberto após uma tentativa de chacina na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), em Sinop, a 503 km de Cuiabá, nessa quinta-feira (26). A descoberta aconteceu após vários conflitos internos entre os reeducandos, incluindo uma tentativa de chacina envolvendo detentos do raio 7 do presídio.
Segundo o boletim de ocorrência, o túnel de 60x60cm foi construído dentro de uma das celas.
Durante uma revista interna, os policiais receberam denúncias de que internos estariam quebrando paredes nos raios 06 e 07. Na inspeção, agentes encontraram um túnel, além de duas cordas artesanais conhecidas como “Maria Tereza”, indicando uma tentativa de fuga.
Nove internos, incluindo cinco transferidos sem autorização para a cela, foram retirados do local.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) informou que os reeducandos envolvidos foram identificados e serão responsabilizados criminalmente e administrativamente.
Tentativa de chacina
Dias antes da descoberta, um homicídio foi registrado em uma das celas do mesmo raio. A vítima foi encontrada com uma corda no pescoço e um bilhete que fazia referência a uma organização criminosa.
Outro episódio de violência foi registrado em 23 de dezembro, quando uma tentativa de homicídio contra seis internos do Raio 07 foi identificada.