STF inicia julgamento de Bolsonaro e aliados por suposta tentativa de golpe

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (2) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus apontados como integrantes do chamado “núcleo 1” da ação penal que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado. A sessão está marcada para as 9h e será conduzida pela Primeira Turma, sob a presidência do ministro Cristiano Zanin.

O rito começará com a leitura do relatório do caso, feita pelo ministro Alexandre de Moraes, responsável por apresentar o resumo do processo. Na sequência, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá até duas horas para sustentar a acusação. As defesas de cada um dos oito réus contarão com uma hora para suas manifestações.

Concluídas as sustentações, terá início a votação. Alexandre de Moraes será o primeiro a proferir seu voto, seguido pelos ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por último, Cristiano Zanin. A decisão será definida por maioria simples ,ao menos três votos.

Além de Bolsonaro, estão no banco dos réus o ex-diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem; o ex-comandante da Marinha, almirante Almir Garnier Santos; os ex-ministros Anderson Torres (Justiça), Augusto Heleno (GSI), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e Walter Braga Netto (Casa Civil); além do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência.

Os oito acusados respondem, em sua maioria, pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

GALERIA DE FOTOS

Gostou? compartilhe
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
plugins premium WordPress