Na última terça-feira (03), a Câmara Municipal de Sinop realizou uma audiência pública para debater o acesso da população aos serviços públicos de saúde, educação e justiça.
A iniciativa foi da Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, que convocou o evento com o apoio do vereador Mário Sugizaki (Podemos), o Ouvidor-geral da DPE/MT, Getúlio Pedroso conduziu a sessão.
O objetivo da audiência foi ouvir as demandas e as dificuldades da população nas três áreas prioritárias, e buscar soluções conjuntas com os representantes dos órgãos competentes.
Além do parlamentar, estiveram presentes na audiência membros da Defensoria Pública, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), da Assembleia Legislativa e de entidades da sociedade civil.
O vereador Mário Sugizaki destacou a importância da Defensoria Pública como um instrumento de garantia dos direitos dos cidadãos que não têm condições de pagar pelos serviços. “Muitas vezes, a Defensoria é a ponte que pode auxiliar essas pessoas a terem os seus direitos assegurados. Então, nesse sentido, a Defensoria, tem um papel muito importante na comunidade”, afirmou.
A presidente da OAB Sinop, Xênia Guerra, elogiou a audiência pública como “mais uma medida da Defensoria Pública através da sua Ouvidoria em parceria com o Legislativo para tratar de ouvir a população e pensar em medidas que possam facilitar o acesso e a inclusão do cidadão ao judiciário, ao sistema de saúde e de educação”.
O Ouvidor-geral da Defensoria Pública de Mato Grosso, Getúlio Pedroso, ressaltou que a população pode enviar as demandas dos serviços públicos não atendidos pelos municípios. “A Ouvidoria irá elaborar um relatório com as principais demandas da população e encaminhar para os órgãos competentes para conhecimento e providências. Contem com a Defensoria, contem com a Ouvidoria”, disse.
A audiência pública teve a cobertura da REAL TV de SINOP.
Quem não pôde participar presencialmente pode enviar suas sugestões e reclamações pelo e-mail ouvidoria@dp.mt.gov.br