Lula e Trump se reúnem na Malásia e iniciam tratativas para suspender tarifaço sobre produtos brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniram neste domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia, durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

O encontro, que durou cerca de 50 minutos, marcou um gesto de reaproximação entre os dois países após recentes tensões comerciais.

Durante a conversa, Lula defendeu que não há motivos para desavenças entre Brasil e Estados Unidos e pediu a suspensão imediata das tarifas impostas às exportações brasileiras enquanto as negociações estiverem em curso.

“Não há nenhuma razão para que haja qualquer desavença entre Brasil e Estados Unidos, porque nós temos certeza que, na hora em que dois presidentes sentam em uma mesa, cada um coloca seu ponto de vista, a tendência natural é encaminhar para um acordo”, afirmou o presidente brasileiro.

Após a reunião, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou à imprensa que Trump autorizou sua equipe a iniciar as tratativas para revisar o chamado “tarifaço”, ainda neste domingo, no horário local da Malásia, que está 11 horas à frente do Brasil.

O gesto é visto como um avanço nas relações bilaterais, que vinham sendo marcadas por tensões desde a imposição das tarifas americanas sobre produtos brasileiros. A expectativa do Itamaraty é que as negociações resultem em um entendimento que favoreça o comércio entre as duas nações.

 

GALERIA DE FOTOS

Gostou? compartilhe
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
plugins premium WordPress