A primeira-dama do município de Marcelândia, Sra Cristiane Bulgarelli Padovani, carinhosamente chamada por todos de “Kika”, também Secretária de Desenvolvimento Social, Habitação, Cultura e Economia Criativa do município, comemora a aprovação da nova Lei do Fethab que viabilizará o recurso estadual para, em parceria com o município, construir 50 moradias em Marcelândia para famílias inscritas no CAD Único com perfil de extrema pobreza, ou seja, cuja renda per capta (por indivíduo da família), dividindo a renda total dos integrantes, seja de R$ 105,00 por pessoa.
Em conversa via telefone com a redação do Foco News MT a Sra Cristiane disse que “O Estado entra com o material de construção e o município arca com o terreno, infraestrutura e mão de obra. Nosso Prefeito Celso Luiz Padovani já, desde 2021 está em articulação com o Governo, enviamos toda a documentação em 2021, em 2022 reenviamos e agora, já no início desse ano, o Governo enviará o recurso. O município vai abrir licitação para empresas que prestem o serviço de mão de obra para a construção das casas do Programa Ser Família Habitação e acredito que em breve as obras serão iniciadas. Assim como nossa Primeira Dama do Estado, Sra Virgínia Mendes, eu rendo graças à nova lei porque vamos concretizar o sonho de moradia para famílias sem condições de adquirir uma casa própria e, embora a nossa carência de moradias seja de um número bem maior do que essas 50 unidades, entregaremos, e se a agenda de nossa Primeira Dama do Estado na época estiver livre, se Deus quiser entregaremos juntas a chave do sonho da casa própria para 50 famílias marcelandenses!”
A nova lei do Fethab estabelece que 80% dos valores arrecadados com a comercialização das commodities serão destinados a obras de infraestrutura de transporte e habitação.
Em 2022, Governo de MT lançou o programa Ser Família Habitação, com a execução sob a responsabilidade da Sinfra e da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT). A primeira fase do programa contempla a construção de 3.140 casas em 69 municípios, um investimento de R$ 210,9 milhões. Por meio de convênio entre a Sinfra e os municípios, os valores serão repassados para que as prefeituras construam as casas.