A Câmara dos Deputados confirmou que o suplente Nelson Barbudo (PL) vai ser empossado, na próxima semana, para exercer o mandato da deputada Amália Barros (PL), falecida neste sábado à noite, em decorrência de complicações para retirada de nódulo no pâncreas.
A data da convocação ainda será definida.
Barbudo foi deputado federal na legislatura passada, tentou a reeleição mas ficou na 1ª suplência. Ele é de direita, aliado do ex-presidente Bolsonaro e teve atuação destaca na agricultura e pecuária ao exercer seu mandato.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, decretou luto oficial de um dia no parlamento. Em suas redes sociais, ele publicou: “Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos da nossa querida deputada Amália Barros, uma jovem lutadora pelas causas do Mato Grosso e da visão monocular. Ainda sem ter assumido o mandato, me procurou na Câmara dos Deputados para a aprovação da Lei 14.126/21, da qual foi incansável articuladora e que classifica a visão monocular como deficiência sensorial e estnde os mesmos direitos e benefícios previstos para pessoas com deficiência. Uma conquista ímpar para o segmento”, informa a Agência Câmara.