A empresa Libra Serviços Corporativos Ltda continuará assessorando a prefeitura de Sinop até março de 2025. O aditivo ao contrato 17/2020 foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (5). Essa é a 4ª vez que o contrato, que tinha duração de um ano, é renovado. O valor que a prefeitura pagará pela “orientação, supervisão e apoio administrativo” é de R$ 234 mil – o equivalente a R$ 19,5 mil por mês.
A Libra Serviços Corporativos foi contratada pela prefeitura de Sinop através de uma adesão a uma ata de registro de preços realizada pela prefeitura de Nova Maringá – uma cidade com menos de 6 mil habitantes. A empresa tem como signatário o advogado Rony de Abreu Munhoz, mas é possível encontrar contratos públicos firmados com diferentes prefeituras em que quem assina pela Libra é o advogado Ivan Schneider.
Ivan é procurador da prefeitura de Sinop desde o ano de 2018. É o funcionário comissionado (ocupando cargo por indicação), mais longevo do município.
A relação de Ivan com a Libra foi descrita em documento formulado pelo Ministério Público de Mato Grosso (SIMP 000377-005/2023), em março do ano passado, dias após a 3ª renovação do contrato. Na Notícia de Fato redigida pelo promotor Guilherme de Oliveira, a autoridade aponta que Ivan é sócio de fato da empresa e sugere a exoneração do procurador. O mesmo apontamento também foi feito pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), Nota Técnica da Auditora Externa, realizada por Simone Aparecida Pelegrini.