Polícia indicia mais de 100 pessoas por queimadas ilegais em MT

A Polícia Civil de Mato Grosso concluiu uma operação que resultou no indiciamento de mais de 100 pessoas envolvidas em queimadas ilegais no estado.
As investigações apontam que os acusados estão diretamente ligados a incêndios que devastaram grandes áreas de vegetação, causando impactos ambientais severos, especialmente em Terras Indígenas e reservas naturais.
As queimadas, que ocorrem com frequência durante a estação seca, atingiram proporções alarmantes neste ano, com milhares de focos de incêndio registrados.
As áreas afetadas incluem regiões de proteção ambiental e fazendas particulares. Segundo a polícia, os acusados foram responsáveis por iniciar queimadas sem autorização, desrespeitando normas ambientais e provocando a destruição de flora e fauna locais.
As investigações contaram com o apoio de imagens de satélite e denúncias anônimas, que ajudaram a identificar os responsáveis. Além das acusações de crime ambiental, algumas pessoas também foram indiciadas por organização criminosa, por agirem em grupo para iniciar os incêndios em áreas estratégicas.
As autoridades locais reforçam que, além dos danos ao meio ambiente, as queimadas prejudicam a qualidade do ar e agravam problemas de saúde na população, como doenças respiratórias, que se intensificam durante o período de seca.
O governo do estado e instituições ambientais estão trabalhando para aumentar a fiscalização e punir com rigor aqueles que descumprirem as leis de preservação ambiental. O combate às queimadas ilegais é visto como crucial para a preservação do bioma do Cerrado e da Amazônia, que estão sob forte ameaça.

GALERIA DE FOTOS

Gostou? compartilhe
COMENTÁRIOS
VEJA TAMBÉM
plugins premium WordPress