A inauguração do novo polo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em Guarantã do Norte já começa a refletir em mais agilidade para a população. A avaliação é do deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), que participou da entrega da unidade nesta quinta-feira (27).
Segundo o parlamentar, antes os processos de licenciamento ambiental precisavam ser enviados para Cuiabá, o que atrasava os atendimentos. Agora, com a estrutura instalada no município, o fluxo passa a ser local.
“Guarantã está se consolidando mais que nunca, tendo um polo regional de prestação de serviços. A unidade descentralizada da Sema atende a demanda de licenciamento que a população precisa, inclusive para o município crescer”, afirmou Diego. Ele destacou que oito municípios serão atendidos diretamente por Guarantã do Norte.
O deputado reforçou que o volume de processos enviados à capital dificultava o andamento das análises. Para ele, a descentralização implementada pelo governador Mauro Mendes (União) foi essencial para agilizar o serviço.
“Antes, todo processo de licenciamento ia para Cuiabá. Era um volume muito grande, o que travava o processamento. A gestão do governador Mauro Mendes teve essa grandeza de descentralizar o serviço e melhorar o atendimento”, disse.
Diego também garantiu que a nova estrutura oferece condições adequadas tanto para servidores quanto para os cidadãos que buscam atendimento. Ele lembrou que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou a legislação que permitiu a descentralização.
“Se o problema está aqui, a solução tem que estar aqui também. Aprovamos na ALMT essa lei com apoio de todos os deputados. Agora, a infraestrutura nova e o prédio moderno vão assegurar melhores condições e dar vazão às demandas”.