O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recusou o convite feito pelo presidente Lula (PT) para participar da cerimônia de inauguração de obras na rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos (SP).
A solenidade está marcada para este sábado (25), às 10h. O cerimonial contratado pelo governo federal convidou o governador de São Paulo para subir ao palanque de Lula e ministros de Estado.
Ainda que ausente o governador do estado, Lula estará acompanhado por uma série de autoridades. Entre elas estarão o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, bem como ministros como Rui Costa, responsável pela Casa Civil, Renan Filho, encarregado dos Transportes, Jader Filho, à frente das Cidades, Fernando Haddad, incumbido da Fazenda, Luiz Marinho, no comando do Trabalho e Emprego, Márcio França, liderando a área de Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Paulo Teixeira, à frente do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e Alexandre Padilha, responsável pela Secretaria de Relações Institucionais.
O governo petista enfrenta problemas fiscais e caminha para uma crise orçamentária. Com a baixa aprovação de sua gestão, Lula vê sua popularidade despencar e busca com urgência medidas estratégicas para evitar a perda ainda maior de seu capital político.