O bispo emérito de Sinop, Dom Gentil Delazari, faleceu na noite desta segunda-feira (31), às 21h15, esta segunda-feira, no Hospital Santo Antônio, onde se encontrava internado.
Dom Gentil de Lazari foi o segundo bispo da diocese, sucedendo Dom Henrique Fròelich. Gaúcho da cidade de Encantado, torcedor do Internacional, pós graduado em antropologia filosófica, Dom Gentil chegou em Sinop no ano de 1994. Seu lema era “preparar os Caminhos para o Senhor”. Dom Gentil nasceu em 9 de setembro de 1940. Foi em um dia 9 de setembro, no ano de 2007, que ele, como Bispo inaugurou a Catedral de Sinop.
Em nota, a Diocese de Sinop-MT agradeceu a Deus por todo o trabalho, dedicação e entrega generosa deste Servo de Deus e Missionário, que apascentou por 21 anos nossa Igreja Diocesana, e por seis anos permaneceu como Bispo Emérito. O seu ministério episcopal foi caracterizado pelo anúncio incansável do Evangelho, tornando Cristo mais conhecido e amado.
O velório será na Catedral Sagrado Coração de Jesus, com início às 05h. Às 10h haverá uma Santa Missa, e às 17h será celebrada a Missa de Exéquias, seguida do sepultamento na Cripta da Catedral.