A Câmara de Vereadores de Sinop aprovou, em sessão extraordinária nesta quarta-feira (14), a licença do prefeito Roberto Dorner para uma viagem aos Estados Unidos de 17 a 25 deste mês.
Entretanto, a decisão ocorreu sob protestos de concursados no plenário, que exigiam as convocações.
O Decreto Legislativo nº 001/2024 foi aprovado por unanimidade, concedendo ao prefeito a autorização para a viagem oficial, que, segundo a prefeitura, tem como finalidade estreitar relações comerciais, potencializar oportunidades de negócios e promover intercâmbio cultural entre Sinop e o Condado de Miami-Dade, na Flórida.
Durante a sessão, os concursados cobraram do prefeito Roberto Dorner a convocação dos 165 aprovados no concurso público realizado em 2020, incluindo professores, médicos e enfermeiros.
Representantes dos concursados protestam na Câmara de Sinop por convocações pendentes
A Prefeitura de Sinop justifica que a não convocação ocorre devido a vícios identificados pelo Ministério Público. No entanto, durante uma reunião com os concursados no início deste mês, o promotor de Justiça Dr. Guilherme Ignácio de Oliveira esclareceu que não há restrições para a convocação dos candidatos aprovados no concurso público.
Com o afastamento do prefeito durante a viagem, o vice-prefeito Dalton Benoni Martini (PL) assumirá o comando do Executivo de Sinop. Dalton e Dorner estão politicamente rompidos e são pré-candidatos às eleições deste ano.